Sobre a fazenda sítio velho
A Fazenda Sítio Velho é um verdadeiro refúgio na natureza, aos pés da Serra da Bocaina, em Areias-SP, bem no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Espaço ideal para quem procura uma experiência tranquila de contato com a natureza num ambiente acolhedor e confortável, disponível para aluguel pelo Airbnb. A fazenda já funcionou por muitos anos como pousada e, desde 2020, abre somente para aluguel do sítio todo com exclusividade. Na fazenda, também são realizados cursos e vivências que desenvolvem o autoconhecimento, a expressão criativa e a consciência ecológica. Consulte nossa agenda.
Além da tranquilidade e do bem-estar, proporcionados pelo silêncio, o ar puro e a água limpa do local, há diversas opções de lazer, como piscina, sauna, stand up paddle no lago, trilhas, cachoeiras, salão de jogos e quadra de tênis.
Na Fazenda Sítio Velho a consciência ecológica é um valor fundamental. Com o intuito de gerar menos impacto ambiental, aumentar a biodiversidade, proteger as nascentes e conservar a vegetação, adotamos as seguintes práticas sustentáveis: geração de energia solar fotovoltaica; aquecimento solar da água; produção de alimentos em nossa agrofloresta, livre de agrotóxicos, aumentando a biodiversidade e melhorando o solo; descarte correto de embalagens; composteira; recuperação de áreas degradadas e conservação de vegetação nativa em dezenas de hectares da propriedade por meio do Projeto Conexão Mata Atlântica.
Estrutura
A sede principal tem seis suítes, sala, varanda, lareira, refeitório, cozinha, churrasqueira, piscina, sauna a lenha e lago com stand up paddle. A cerca de 80 metros da casa principal, há duas suítes geminadas e duas suítes independentes. São 10 quartos no total, dos quais 7 acomodam até 3 pessoas, 2 acomodam até 4 pessoas e 1 acomoda 2 pessoas.
Oferecemos roupa de cama (lençóis, cobertores e travesseiros) e roupa de banho (toalhas de banho e de piscina). A casa será entregue devidamente limpa e higienizada na chegada (com intervalo de no mínimo 3 dias entre os hóspedes) e com as camas arrumadas, mas não oferecemos nenhum serviço durante a hospedagem (limpeza, arrumação ou cozinha).
A sede e os quartos externos dispõem de internet wifi, via satélite, com velocidade alta. Não há sinal de celular no local. O melhor meio de comunicação é via Whatsapp. Há uma TV na sala e outra na suíte 1, ambas com canais SKY. Todas as tomadas são 110 V.
Os hóspedes devem trazer seus próprios alimentos e mantimentos. A fazenda fornece alguns alimentos da horta orgânica e da agrofloresta como cortesia na chegada. A cozinha vem equipada com todos os utensílios necessários (panelas, talheres, pratos, copos, xícaras, taças, travessas, bandejas, etc.), fogão com forno a gás na cozinha, fogão a lenha no refeitório, três geladeiras, micro-ondas, liquidificador, torradeira e sanduicheira. Fornecemos apenas o básico: sal, azeite, óleo, álcool gel para acender lareira e churrasqueira e lenha. Também disponibilizamos espetos para a churrasqueira mas é necessário trazer carvão.
Toda a água da casa é potável e pura, pois vem de um poço artesiano na propriedade. Pode-se beber a água que sai de todas as torneiras.
Os chuveiros da sede têm ótima pressão, com aquecimento solar. Os chuveiros dos quartos externos são a gás.
Veja também
Opções de lazer
Piscina, trilhas, cachoeiras
Mais sobre opções de lazer
O sítio oferece diversas opções de lazer: piscina, sauna a lenha, ducha ao ar livre, cachoeiras, trilhas, campinho de futebol, quadra de tênis, salão de jogos (ping-pong, sinuca e totó), stand up paddle no lago e casinha de boneca. A Cachoeirinha do Escorrega (foto) fica a apenas 5 minutos a pé da casa.
Projeto Conexão Mata Atlântica
Conservação e recuperação ambiental
Mais sobre o Projeto
A Fazenda Sítio Velho participa do Projeto Conexão Mata Atlântica, que tem como objetivo aumentar a proteção da biodiversidade e da água e combater mudanças climáticas. O projeto atua em todo o corredor sudeste da Mata Atlântica brasileira, promovendo atividades de recuperação e conservação da vegetação nativa. Em 2018, a Fazenda Sítio Velho iniciou um projeto de recuperação de áreas degradadas e conservação de vegetação nativa em dezenas de hectares.